Simule seu sistema aqui

14 de Janeiro de 2025

Energia solar alcança 52 GW no Brasil

A fonte solar alcançou 52 GW de potência instalada operacional no Brasil, divididos entre 34,8 GW de projetos de geração distribuída e 17,4 MW de geração centralizada. 
No mesmo período do ano passado, o volume de potência instalada em operação no país era de 37 GW, o que representa um crescimento de aproximadamente 40% desde então.

EXCLUSIVO: CMU CRESCE EM GD E PREVÊ FECHAR 2022 COM 200 MIL CLIENTES - Cmu  Energia

Mesmo com o crescimento, Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, destacou, em comunicado, que certos obstáculos enfrentados em 2024 pelo setor devem permanecer presentes no horizonte de curto e médio prazos dos empreendedores.

Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, destaca que os números reforçam o alto potencial da fonte solar no cenário nacional e a resiliência do mercado diante dos desafios enfrentados nos últimos anos. 

O executivo explicou que o ano passado foi marcado por muitas dificuldades para o setor, como as negativas das distribuidoras em conectar novos sistemas solares, sob a justificativa de inversão de fluxo de potência no caso da geração distribuída.

Desde o inicio da expansão da fonte no país, o setor fotovoltaico trouxe mais de R$ 238,3 bilhões em investimentos, gerou mais de 1,5 milhão de empregos verdes e contribuiu com R$ 73,8 bilhões em arrecadação para os cofres públicos. 
Além disso, evitou a emissão de 63 milhões de toneladas de CO₂.