17 de Dezembro de 2024
Brasil supera 3 milhões de residências com energia solar
Os consumidores residenciais representam a maior fatia do mercado, que permite a produção própria de energia elétrica por meio de placas solares. No total, são 4,34 milhões de unidades consumidoras, que também incluem as classes comercial (720 mil), rural (439 mil) e industrial (100 mil).
Das 3 milhões de residências beneficiadas pela energia solar, mais de 2 milhões contam com instalações no próprio imóvel. Também estão incluídas no levantamento as demais modalidades de GD solar residencial:
Autoconsumo remoto:
permite que um imóvel faça uso da energia solar gerada em outro, desde que ambos estejam na área de concessão da mesma distribuidora de energia elétrica. Essa modalidade conta com 992 mil consumidores.
Geração compartilhada:
permite o compartilhamento de energia de um sistema fotovoltaico entre dois ou mais consumidores, com a condição de que todos os participantes estejam na mesma área de concessão. Essa modalidade conta com 43 mil consumidores.
Múltiplas unidades de consumo:
permite que diversos consumidores façam uso de um sistema fotovoltaico instalado no próprio local de consumo. Nesse caso, estamos falando de energia solar instalada em um condomínio residencial. Essa modalidade conta com 9,3 mil consumidores.
Estados com maior número de consumidores residenciais de energia solar:
São Paulo: 500 mil
Rio Grande do Sul: 33 mil
Minas Gerais: 330 mil
Paraná: 201 mil
Bahia: 175 mil
Pernambuco: 151 mil
Rio de Janeiro: 143 mil
Mato Grosso: 137 mil
Goiás: 129 mil
Mato Grosso do Sul: 129 mil